conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Augustinópolis

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) mostram que as escolas municipais de Augustinópolis superaram as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), estabelecidas para 2017, e o município está entre os sete do Tocantins com os melhores índices, atingindo a nota de 5.7. Quatro das seis escolas participantes da avaliação já atingiram a meta projetada para 2019.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a última vez que o município tinha superado as metas do Ideb foi no ano de 2009. Todas as escolas municipais que participaram da avaliação em 2017 obtiveram índice superior a 5. A meta projetada para Augustinópolis era 5.4 e o município alcançou 5.7 no geral.

As escolas Alfredo Paulino, Boa Vista e Gabriel Alves Pereira participam desde de 2005 da avaliação e pela primeira vez ultrapassaram a o índice 4 no Ideb. Os destaques ficaram por conta das escolas Presidente Kenedy e Gabriel Alves Pereira que obtiveram notas 6.0 e 6.2, respectivamente.

Para a secretária de Educação, Renata Sousa, os dados são reflexos de um trabalho em cadeia que vem da gestão anterior e que foi intensificado na atual gestão. “Nós tivemos um olhar diferenciado para essas turmas que estão saindo da rede municipal de ensino. Temos coordenadores para cada série/ano que fazem o acompanhamento minucioso e temos trabalhado da melhor forma possível e valorizando o trabalho dos professores, que é um ponto fundamental para alcançar esses resultados”, afirmou a secretária.

Ainda segundo Renata Sousa, o município melhorou a qualidade das estruturas físicas das escolas, climatizou as escolas da zona urbana e está projetando agora a climatização das escolas da zona rural, além de outras ações que têm que influenciaram no bom resultado obtido pelo município.

“Hoje, nós temos que comemorar, pois Augustinópolis tem dado um grande passo na educação, superando as metas para 2017 e já chegando nas metas estabelecidas para 2019. É um mérito da secretaria, dos professores, das equipes das escolas e do prefeito Júlio Oliveira, que sempre nos apoia e se dedica para as causas da educação”, ressaltou a secretária.

 

A Escola Municipal Gabriel Alves Pereira foi a que alcançou a maior nota no município, atingindo 6.2, enquanto a meta projetada era 5.9. A unidade conta com 289 alunos atualmente e atende da pré-escola ao 5º ano. Conforme o diretor, José de Ribamar Alves, que está a dois anos à frente da escola, o bom resultado alcançado pela escola é fruto da dedicação da equipe escolar e, principalmente, dos professores.

“Foi uma ação conjunta, direção, equipe pedagógica e professores para alcançar uma boa nota no Ideb. Melhoramos a infraestrutura da escola, recebemos projetos como o Mais Educação e trabalhamos com o reforço escolar para, assim, atingir as metas traçadas pela escola e ter bons resultados nas avaliações”, relatou o diretor.

José de Ribamar também destacou o envolvimento da comunidade e ações dos professores, como passeios turísticos, para incentivar os alunos a estudar, evitar a evasão escolar e garantir melhorar o ensino-aprendizado. O diretor também destacou o trabalho desenvolvido pela professora Joselâne, responsável pela turma de que participou da avaliação em 2017, e desenvolveu várias atividades para melhorar a aprendizagem dos alunos.

 

Alan Milhomem / Voz do Bico

 

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo