Segunda, 18 Setembro 2017 18:57

PROGRAMA CRIANÇA FELIZ DE AUGUSTINÓPOLIS- TO REALIZA I AÇÃO COM O GRUPO DE GESTANTES " BEM GESTAR"

O Programa Criança Feliz do Município de Augustinópolis em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social- Secretaria Municipal de Saúde e Centro de Referencia e Assistência Social realizou nesta Quinta feira dia 14 de setembro a OFICINA BEM GESTAR: Estreitando Vínculos desde a gestação.
          Durante o encontro, foram abordados diversos temas importantes, como por exemplo, Planejamento Familiar, Direitos da Gestante e do Bebê, Amamentação, Relaxamento e Auto Relaxamento além da entrega de Kits para Recém Nascido doado pelas Farmácias do Bico, Joaquim da Farmácia, New Stilus, Comercial Cardoso, Cassa Paulino,  Bento da Van e Dinda Baby Kids.
          A proposta da oficina, criada pela Equipe Técnica do Programa em parceria com a Secretaria de Assistência Social Marlene Xavier, foi acolher as gestantes participantes do Programa Criança Feliz e atende-las em suas demandas psicossociais através de um espaço de escuta e convivência social, onde possam partilhar suas vivências e sentimentos em relação à gestação, assuntos esses abordados pela Psicologa Dra. Fátima Viana dos Reis. Com isto, o objetivo foi minimizar possíveis situações de vulnerabilidade social e estimular o vínculo afetivo entre mãe e bebê.
       A Oficina contou em seu segundo momento com a Dança para gestante, ministrada pela Enfermeira e também Coordenadora do Programa Thais de Moraes Silva. O principal objetivo da aula foi de proporcionar à gestante entrar em contato consigo mesma e com o seu bebê de maneira prazerosa. - Ela será capaz de perceber o seu corpo de forma diferenciada e estabelecer uma relação íntima com o seu bebê. Além disso, as aulas de dança para as gestantes contribuem na preparação para o parto, tendo como recurso os exercícios de alongamento, fortalecimento, e relaxamento, que aliviam as tensões e facilitam a entrega; reequilibra as tensões, preparando o corpo para sustentar harmoniosamente o ganho de peso na gestação; melhora a oxigenação e a circulação sanguínea, beneficiando mãe e bebê possibilita que a mulher assimile as mudanças que vão acontecendo no corpo com tranquilidade e alegria; ressaltou a coordenadora, juntamente com a equipe técnica formada por supervisor, Rafhael Guimarães Fernandes e orientadores sociais, Derisval Oliveira de Sousa e Nilcilene dos Santos Silva.
         Diante do exposto, o evento deixou a mensagem para as mamães de que a formação do vínculo não é automática e imediata, pelo contrário, é gradativa e, portanto, necessita de tempo, compreensão e amor para que possa existir e funcionar adequadamente. A equipe aposta em avanços através do incentivo e sensibilização destas mães diante do acontecimento primordial da vida e prometem que mais ações virão no decorrer do Programa.