conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Augustinópolis

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

No Dia da Árvore a secretaria Municipal  de Meio Ambiente em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Habitação realizaram o plantio de arvores em seus respectivos órgãos, repondo as arvores e simbolizando o Dia da Árvore, e assim relembrando a sua importância para o bem-estar urbano, (sombra, barreiras naturais e geração de frutos), e contribuição paro o meio ambiente. As mudas doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente foram de espécies conhecidas e de fácil cultivo, (Jambota e Oiti). 


A jambota, Syzygium jambos. que produz o fruto mais conhecido como jambo tem origem asiática. É bem conhecido em algumas regiões como jambo-rosa ou jambo-vermelho.

A Jambota é uma árvore que pode atingir cerca de 15 metros de altura. Apresenta um tronco reto e folhas grandes, simples, de coloração verde-escura e que atingem, no máximo, 30 cm de comprimento. As flores do jambota se destacam por apresentar numerosos estames de cor vermelho-púrpura, que formam uma espécie de pompom. A floração ocorre de abril a junho. A sua raiz tem um sistema pivotante, cresce de fama reta e atinge uma maior profundidade.


A Oiti Também conhecida como Oiti da Praia, Guailí, Oiti Cagão, Oiti Mirim ou Oitizeiro, a Oiti é uma espécie extremamente resistente à poluição, motivo pelo qual é a árvore mais vista em arborização urbana em todo o nosso país.

Da família Chrysobalanaceae, a Oiti chega a medir de 9 a 12 metros de altura, ou um pouco mais. A muda de Oiti mede de 30 a 60 cm de altura.

Enquanto a Oiti frutifica no verão, suas flores só surgem durante o inverno. A fruta oiti é carnuda e de casca amarela, quando está madura. Suas amêndoas são ricas em óleos. Já suas flores são brancas e pequenas, de pouco valor ornamental, mas que atrai muitos pássaros e, principalmente, as abelhas, responsáveis pela polinização. Suas folhas mudam de cor de acordo com a idade: enquanto novas, suas folhas são mais claras e escurecem à medida que envelhecem.

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo