Quinta, 14 Setembro 2017 13:10

Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação acontece no próximo sábado dia 16.

Escrito por

Atualizar a carteira de vacinas de crianças e adolescentes. Este é o objetivo da Campanha Nacional de Multivacinação, que teve início no último dia 11 e segue até dia 22 de setembro. A iniciativa incentiva a atualização da caderneta de vacina de menores de 15 anos.

Estão sendo ofertadas 19 vacinas, das quais 14 são para menores de 5 anos e cinco para menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Entre elas estão Hepatite B, Pneumo 10, Meningocócica C, Rota Vírus, HPV, Febre Amarela, entre outras de rotina.

Para reforçar a campanha a Secretaria de Estado da Saúde lembra que o  Dia D acontece no sábado, 16, e as 290 salas de vacinas do Estado estarão abertas entre  7h30 e 18h. Segundo Greyce Rivello, enfermeira da área da Imunização da Secretaria de Saúde, nos dois últimos anos, o Brasil tem apresentado decréscimo na cobertura de vacinas, ou seja, as pessoas estão deixando de buscar a vacinação e, na maioria dos casos, deixam de tomar as doses necessárias contra doenças imunopreveníveis que exigem maior número de doses para imunização efetiva, como é o caso da caxumba.

“A campanha ocorre de forma seletiva, só quem ainda não foi vacinado e que está na faixa etária deve fazer a atualização. É importante lembrar que o público alvo tem até dia 22 de setembro para vacinação e basta procurar os postos mais próximos de sua residência”, orienta a enfermeira.

Vacinas

O calendário nacional de imunização oferece para crianças de até 7 anos as seguintes vacinas: BCG, hepatite B, VIP, VOPb, rotavírus humano, pneumocócica 10 valente, penta (une a tetravalente e a hepatite B), meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada), DTP, Hepatite A e varicela.

Já crianças e adolescentes com idade entre 7 e 15 anos devem tomar ser imunizadas para hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, dTpa, meningocócica C conjugada, HPV e varicela.