acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Augustinópolis

conteúdo principal topo
conteúdo principal


O curso de Agente Comunitário de Segurança (CACS), realizado pelas Forças de Segurança com apoio da Prefeitura, aconteceu na última sexta-feira (03), no Colégio Militar realizada pela a Polícia Comunitária, por meio de ação integrada das Polícia Militar e Polícia Civil, formada pelo Major da PM Vinícius Dourado, Delegado da Polícia Civil Dr. Antônio Gonçalves Neto, 2° Sargento da PM Reginaldo Brabo, Cabo da PM Max Tiago Soares e Assistente Administrativa Sílvia Queiroz. No evento contou com a presença dos alunos do Colégio Militar, Servidores Municipais, Servidores Estaduais e a comunidade do município.

O CACS tem como objetivo, além de aproximar as forças de segurança da população local, capacitar a comunidade para atuar voluntariamente em parceria com as polícias no desenvolvimento de ações de prevenção à criminalidade e promoção do bem-estar social, sobretudo, por meio da atuação dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs). O curso é gratuito e os concluintes receberam um certificado de participação emitido pela SSP-TO.

O CONSEG é uma ferramenta de participação social em segurança pública e atua como entidade sem fins lucrativos, de adesão voluntária e que se reúne normalmente uma vez por mês ou em ocasiões especiais, quando necessário. Além de discutir estratégias para o enfrentamento dos problemas de segurança pública da comunidade, a organização atua também no desenvolvimento de projetos educativos, sociais, culturais, esportivos e ambientais, sejam eles de iniciativa própria (do CONSEG) ou em parceria com entes públicos e privados.

Para o diretor estadual de Polícia Comunitária, major Vinicius Dourado, a ação busca levar até a sociedade um espaço democrático para discussão das demandas de segurança pública. “A intenção é fomentar Conselhos Comunitários de Segurança pela região do Bico visando a redução dos indicadores criminais e consequentemente aumento da qualidade de vida da população”, destacou o diretor.

“É de suma importância a implantação do Conselho de Segurança Comunitária no Município, com isso aproxima a nossa comunidade com os agentes de segurança. E é importante a participação da nossa comunidade e, principalmente, daqueles interessados em zelar pela segurança pública”, explica o prefeito Antônio Bar.

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS