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Prefeitura Municipal de Augustinópolis

conteúdo principal topo Perguntas Frequentes - UPA 24h

Perguntas Frequentes

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Resposta: A UPA – Unidades de Pronto Atendimento estão preparadas para atender os casos de urgência – situação que demandam assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações ou sofrimento – e emergência, quando há ameaça iminente à vida.

Resposta: A UPA oferta assistência médica de urgência e emergência em caráter ininterrupto, ou seja, os atendimentos acontecem em regime 24 horas, durante os sete dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.

Resposta: A classificação de risco é uma ferramenta essencial utilizada nas unidades de emergência para realizar a triagem dos pacientes. Trata-se de um sistema baseado em uma metodologia de avaliação inicial, que define a ordem de atendimento conforme a gravidade e complexidade do quadro clínico apresentado. Esse processo permite que os pacientes em estado mais grave recebam atendimento prioritário, garantindo maior segurança e eficiência no cuidado à saúde.

Resposta: Classificação de Risco baseia-se em uma escala de gravidade clínica representada por cores. Ao chegar à unidade, o usuário passa por uma triagem realizada pela equipe de Enfermagem, momento em que são avaliados o quadro clínico geral e os sinais vitais. O sistema utiliza critérios objetivos, definidos por fluxos e protocolos clínicos, que orientam a equipe na identificação precisa do nível de gravidade do paciente. Durante a avaliação, são considerados aspectos como:
• Sintomas apresentados
• Risco de morte
• Escala de dor
• Nível de consciência
• Temperatura corporal
• Glicemia capilar
• Pressão arterial, entre outros parâmetros clínicos. Após essa análise, o paciente recebe uma pulseira colorida, que indica sua prioridade de atendimento dentro de uma escala de cinco níveis, conforme preconizado pelo sistema.

Resposta: Níveis de Gravidade por Cor – Classificação de Risco (UPA Edito Cayres)
Vermelho – Emergência – atendimento imediato

Situação gravíssima, com risco iminente de morte.
Atendimento: Imediato.

Laranja – Muito Urgente – atendimento até 10 minutos
Caso grave, com risco significativo à saúde.
Atendimento: Muito rápido, com prioridade.

Amarelo – Urgente – atendimento até 60 minutos
Condição de gravidade moderada.
Atendimento: Rápido, porém pode aguardar conforme a demanda.

Verde – Pouco Urgente – atendimento até 120 minutos
Baixo risco de agravamento do quadro clínico.
Atendimento: Pode aguardar.

Azul – Não Urgente – atendimento até 240 minutos
Quadro estável, sem risco de agravamento.
Atendimento: Pode aguardar ou ser orientado a procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS).

Resposta: O atendimento não é por ordem de chegada, mas sim pela Classificação de Risco, priorizando os casos mais graves. Todos os pacientes passam por uma triagem de enfermagem, que define o grau de urgência por cores (vermelho, laranja, amarelo, verde e azul).

Resposta: A UPA atende urgências e emergências, como:
• Dores no peito
• Falta de ar
• Pressão alta ou baixa
• Crises convulsivas
• Febre alta
• Fraturas, cortes e traumas leves
• Dores intensas (cabeça, abdômen, coluna etc.)
• Crises de asma, diabetes ou alergias graves

Resposta: A UPA não substitui o atendimento da Atenção Básica (postos de saúde). Casos como:
• Consultas de rotina
• Renovação de receitas contínuas
• Acompanhamento pré-natal
• Vacinas
• Exames laboratoriais de rotina devem ser tratados na Unidade Básica de Saúde (UBS).

Resposta: Sim, a UPA pode realizar:
• Exames laboratoriais de urgência
• Exames de imagem (como raio-X)
• Estabilização de pacientes graves
A UPA não realiza internações prolongadas, mas mantém o paciente em observação por até 24h e, se necessário, o encaminha para o hospital.

Resposta: Sim. Após consulta, o profissional médico pode emitir atestado médico, prescrição de medicamentos e orientações, conforme a necessidade clínica do paciente.

Resposta: A farmácia da UPA fornece medicamentos básicos de urgência para início do tratamento. Para a continuidade do uso, o paciente deve procurar a UBS.

Resposta: Sim, a UPA atende todos os públicos, inclusive crianças, gestantes, idosos e pessoas com deficiência.

Resposta: Não. O atendimento é por demanda espontânea, 24 horas por dia.

Resposta: A UPA dispõe do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), onde você pode registrar:
• Sugestões
• Reclamações
• Denúncias
• Elogios
O atendimento pode ser feito de forma presencial, on-line, por telefone ou e-mail, com garantia de sigilo e proteção de dados conforme a LGPD.

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